Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres

Rio de Janeiro







ACONTECEU

terça-feira, 25 de maio de 2010

DE QUEM É A GUERRA?

PARA REFLEXÃO:
2 Cr 20: 1-24

Josafá foi um rei que procurou andar nos caminhos do Senhor. Deus confirmou o reino de Judá em suas mãos e, com ousadia, não procurou os balains e ainda tirou os altos e os postes ídolos de cidade.

Moabitas e amonitas vieram lutar contra Judá e pessoas vieram até Josafá e disseram: “Grande multidão vem contra ti”. Josafá teve medo e buscou o Senhor, pedindo socorro junto com todo o povo. Na oração reconheceram que “em Deus há forca e poder e não há quem o possa resistir”.

Reconheciam todo o livramento que Deus fizera a eles até aquele momento. A resposta do Senhor vem através do profeta dizendo: Não temais nem vos assusteis por causa dessa grande multidão, pois a peleja não e vossa, mas é de Deus.

No encontro não tereis de pelejar, tomai posição, ficai parados e vereis o salvamento que o Senhor vos dará,… o Senhor é convosco. De acordo com o texto bíblico os inimigos destruíram-se uns aos outros. Josafá e seu povo não precisaram entrar na batalha.

Diariamente grande multidão vem contra nós. Com nossos olhos carnais vemos pessoas como inimigas que nos atacam para nos destruir. Porém, a Palavra diz que nossa guerra não e contra a carne e o sangue, mas contra as potestades no reino espiritual.

Essa batalha é diferente do reino físico porque não vemos o inimigo com olhos carnais, e para vencê-la precisamos ouvir a voz de comando de Deus através da leitura da Palavra e da oração diárias.

Mas, como ouvir se a correria do dia a dia não nos permite parar para meditar e orar nos impedindo assim de saber o que Deus quer que façamos ou para onde teremos que ir?

Muitas das vezes deparamos com batalhas onde não precisamos lutar, só confiar como Josafá, mas quando não ouvimos o “tomai posição e ficai parados” entramos na batalha, o que poderia ser evitado se ouvíssemos Sua voz.

Sem necessidade lutamos muito, ficamos como que derrotados, porém oramos a Deus e Ele com Sua infinita misericórdia, vem e nos livra do inimigo.
A vitória de Josafá foi decorrente da intimidade e obediência à voz de comando de Deus.

Como temos vivido: Debaixo da benção ou da misericórdia de Deus? Temos ouvido a voz de comando do Senhor?


Célia Maria da Silva
Secretária Correspondente da 1ª RE

terça-feira, 18 de maio de 2010

FOGUEIRA EM MEIO A ESCURIDÃO

Na caminhada como Confederação, Deus tem esclarecido minha mente, nas oportunidades que Ele dá de poder ver e sentir dentro e fora do país, que apesar da distância, da cultura, costumes, somos iguais nas necessidades, nas limitações, ansiedades e principalmente no desejo de fazer o melhor possível dentro desse processo de acolhimento à todas(os).

No último evento que participei, a pastora que estava à frente do estudo, conta uma experiência vivida por ela e os irmãos que cuidavam das crianças da nação Cherookee, a qual ela também fazia parte, prendeu minha atenção ao narrar que uma dessas crianças chamada Kim entrou na floresta e já estava escurecendo e nada de encontrá-la, então formaram uma equipe de busca, fizeram uma fogueira bem alta para que todos pudessem ver o clarão e não se perdessem também e quem sabe a própria Kim veria o clarão.

Quero lembrar que uma floresta à noite é de grande escuridão, e a preocupação de todos era de que, como estaria a menina. Depois de todos os preparativos para a busca, cada um entrou na floresta com suas lanternas que logo, logo se apagaram. A pastora confessou que , quando estava ali sem a luz da lanterna, ouvia todos os ruídos sem, no entanto, identificá-los e ao olhar para cima conseguiu ver o clarão e seguiu na direção dele até achar a saída. Quanto a Kim, nada aconteceu com ela, pois foi andando e saiu da floresta encontrando um casal que morava por perto que a acolheu e depois levou-a ao acampamento em que vivia, acabando assim a tensão de todos.

Fica a pergunta: Como está a fogueira dentro de nós, temos alimentado para que o clarão seja visto dando a direção certa para a vida daqueles que estão na escuridão, ou temos nos acomodado e esquecendo de alimentar deixando o fogo se extinguir?

Colossenses 1: 3-6, nos fala de fé, esperança e amor em ação, portanto mãos à obra, pois temos muito o que fazer, não podemos nos calar diante de tantas coisas erradas, afinal, Deus conta com todas nós, pois somos instrumentos vivos em suas mãos e por isso precisamos fazer a diferença irradiando a luz de Cristo por onde passarmos.

Deus nos abençoe!

Sonia do Nascimento Palmeira
Presidente da Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A DOR DOS BONS HÁBITOS

PARA REFLEXÃO:

1 Corintios 9:25

“E toda aquele que luta de tudo se abstém; eles os fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.”
Já fazem quase quatro anos que eu tento incluir exercício físico na minha rotina diária. A última tentativa foi semana passada.

Toda vez que eu paro de exercitar e recomeço, sinto uma dor muito forte nos meus músculos. De acordo com algumas pesquisas que achei sobre dores musculares depois de exercícios físicos, (principalmente depois da ausência do mesmo), essas dores fazem parte do processo inicial do rejuvenescimento e fortalecimento dos músculos. Isso me fez lembrar do processo que passamos para o nosso crescimento espiritual.

O apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios usou a metáfora do(a) atleta para explicar que o(a) atleta faz muitos sacrifícios para conquistar a coroa (em nossos termos culturais, a medalha). Certamente, no início da carreira do(a) atleta, houveram muitas dores musculares, falta de ar, e cansaço. A saber, um(a) jogador(a) de futebol, em uma hora de atividade, gasta em média 660 calorias. Isso que dizer que ele(a) dever ter uma dieta bastante controlada para continuar saudável.

Nossa vida espiritual não é diferente. Deus está sempre nos desafiando a conquistar e manter bons hábitos e uma saúde espiritual saudável para conquistarmos a coroa espiritual que é incorruptível, digna e virtuosa.
Leitura bíblica diária, oração e jejum , uma visita a um(a) amigo(a) distante, participação ativa em ministérios, voluntariado, amor, solidariedade ao necessitado... tudo isso são bons hábitos.

Muitas vezes paramos esses bons hábitos e para recomeçar “as dores” ou os desafios vêem: falta de tempo, falta de ânimo, problemas em casa, sentimento culposo, enfermidade física, etc. Mas precisamos, como o(a) atleta, fitar nossos olhos na coroa, mesmo no meio das dores espirituais. A recompensa é incomparável.

Quais são as reações adversas que aparecem quando você tenta conquistar bons hábitos?
Confie no Senhor, pois Ele te sustentará.

Dr. ª Juliana Maria da Silva Trammel
Igreja Metodista Grace - Savannah, Geórgia (USA)

terça-feira, 4 de maio de 2010

OLHOS FITOS EM DEUS

PARA REFLEXÃO: 2 Reis 5:13-1

“...tendo os olhos fitos em Jesus,autor e consumador da nossa fé...”
(Hebreus 12,2a)



Diante do rei Josafá estava um grande desafio: vencer a grande multidão que vinha contra ele e o povo de Judá. Teve medo, mas se pôs a buscar o Senhor, pois sabia que no Senhor encontraria socorro e resposta certa para o seu clamor.

Ele ora assim:-“...porém, os meus olhos estão postos em Ti” (II Cr 20, 12b). Deus, o nosso Pastor o responde, e mais uma vez mostra seu cuidado dando-lhe palavras de encorajamento, estratégias, e, dá o livramento ao rei e ao seu povo.

Descobri então, que o Pai estava me ensinando mais uma vez que, ao fitar meus olhos Nele, minha esperança em alcançar meus sonhos não estão distantes, pois dele vem a direção certa e estratégias para tudo aquilo que desejamos realizar; dele vem a alegria que nos dá sustento enquanto esperamos; dele vem a força para prosseguir e não esmorecermos!

Posso até olhar para as circunstâncias , sim, mas meus olhos jamais estarão fitos nelas! Deus está com seus olhos fitos em todas as áreas de minha vida, cuidando, zelando para que Ele cumpra seu propósito em mim. Mas como está escrito: “...nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Co 2,9).

Amados/as , levantemos nossas cabeças, não desanimemos diante das dificuldades que nos são apresentadas, lembremos sempre que o Senhor, nosso Pastor, está conosco sempre! Todos os dias Ele está ao nosso lado! Não deixemos que nossos sonhos morram, reguemos a semente da esperança a cada manhã, ela florescerá e dará muitos frutos, aleluia! Louvado seja o nosso Pai, que cuida de mim e de você!

“EU, PORÉM, OLHAREI PARA O SENHOR, E ESPERAREI NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO, O MEU DEUS ME OUVIRÁ!” (Miquéias 7,7)

Teresa Maria Kelly dos Anjos
Secretária Distrital de Teresópolis