Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres

Rio de Janeiro







ACONTECEU

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PEDRA DE CONSTRUÇÃO OU TROPEÇO?

Muitas vezes caminhando tropeçamos em algum obstáculo. Quantas pessoas  tropeçaram naquele mesmo lugar? Não temos noção. Às vezes nos ferimos ou só sentimos o desconforto da topada. De qualquer forma é constrangedor.

No texto para reflexão podemos perceber o sentido de ser pedra em nossa vida espiritual.

Pelos comentários dos discípulos havia uma certa confusão a respeito da pessoa de Jesus. O povo estava dividido. Uns diziam uma coisa, outros outra.

Quando Jesus perguntou “quem dizeis que eu sou?” Pedro se antecipa dizendo: - “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! ” Pedro confessa com muita fé e coragem uma verdade que está em desacordo com a opinião da época.

Naquele momento Jesus diz que o que Pedro afirmou foi revelado por Deus, e que ele seria “pedra” onde a Igreja de Deus seria edificada. Pedro seria “pedra de construção”. Foi tremenda a compreensão e experiência de fé de Pedro.

Jesus neste momento já falava a seus discípulos o que aconteceria com Ele quando chegasse a Jerusalém. Era necessário que morresse e ressuscitasse ao terceiro dia. O Pai O enviara para isso. Pedro chama Jesus à parte e o reprova, mas Jesus o chama de “pedra de tropeço” porque não cogitava das coisas de Deus e sim das dos homens.

Pedro amava Jesus e a voz de seu coração o levou a tentar interferir no propósito que Deus tinha para Seu Filho. Aquele, que por sua fé fora chamado de “Pedra para edificar a igreja”, também foi chamado de “pedra de tropeço.”

Pedro, sem dúvida deve ter ficado constrangido, envergonhado e humilhado. Mas, ele não deixou de seguir Jesus. Pedro foi um discípulo de Jesus de grandes contrastes, de altos e baixos, de grandes acertos e grandes mancadas. Mas, uma coisa que temos que admirar em Pedro: apesar das suas falhas e tropeços, ele sempre continuou crescendo, amadurecendo e progredindo. Tudo isso se deu em sua vida porque ele continuava com Jesus.

Precisamos da fé que Pedro tinha para não desanimarmos frente a algum tropeço.

Somos parte da Igreja que Jesus construiu em Pedro. Ele tinha altos e baixos em sua vida espiritual e não somos diferentes dele. Como “pedra de tropeço” podemos causar ferimentos e até a morte espiritual de pessoas que estão ao nosso redor.

Mas, como discípulos verdadeiros, devemos sempre buscar conhecer e obedecer cada vez mais a Palavra de Deus. Deus nos dá a fé em Jesus. Creiamos em Jesus, confiemos nEle e continuemos com Jesus até o fim, como “pedra de construção”. Disso aí, nunca nos arrependeremos.

Celia Maria da Silva
(secretária correspondente – Primeira Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário