Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres

Rio de Janeiro







ACONTECEU

terça-feira, 27 de abril de 2010

MERGULHANDO NO RIO

PARA REFLEXÃO: 2 Reis 5:13-1

...“ Lava-te e ficarás limpo “

Quando Naamã, leproso, pára na porta da casa de Eliseu, aconteceu tudo diferente do que Naamã imaginava que fosse acontecer. Ele imaginou que Eliseu “se colocaria de pé, invocaria o nome do seu Deus , passaria sua mão sobre as feridas e ele ficaria curado”. Mas Eliseu nem apareceu. Ele mandou que Geazi, seu servo, desse o seguinte recado a Naamã: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão e sua carne ficará limpa“. Naamã voltou-se com grande indignação, mas seus oficiais o convenceram a mergulhar.

Quando meditava neste texto, veio à minha mente a imagem de um riacho que existe próximo ao lugar onde moro. As águas são turvas e muito poluídas, como todos os riachos e rios da capital do Rio de Janeiro e região metropolitana. Pensei na coragem que Naamã, grande homem, conceituado, herói de guerra precisou ter para mergulhar no rio Jordão, porque era um rio que comparado aos rios de Damasco, era um rio inferior.

Na recusa de mergulhar e no convencer de seus oficiais, Naamã é confrontado por Deus em seu pecado: orgulho e arrogância. Imaginemos Naamã tomando a decisão de mergulhar na frente de seus comandados. Será que ele pensou que depois daquele ocorrido ele nunca mais teria moral para comandar o exército do rei da Síria? Será que não passou pela sua cabeça que ele preferiria morrer leproso a passar por tão grande humilhação? Quando Naamã se humilhou e mergulhou sete vezes no rio Jordão, ele recebeu a recompensa.

Deus está marcando um encontro conosco no rio Jordão. Ele quer que nós desçamos primeiro para que Ele possa nos exaltar como quer. Deus quer tirar de nossas vidas a lepra do “ EU “. Para nos humilharmos precisamos de coragem.


Célia Maria da Silva
Secretária Correspondente da SS MM MM 1ª RE

quinta-feira, 22 de abril de 2010

RECONSTRUINDO OS MUROS

Era tempo de reconstrução. O povo israelita voltara do cativeiro, onde ficou 70 anos, e queria reconstruir o Templo de Jerusalém, destruído juntamente com os muros quando foi invadido e levado cativo por Nabucodonosor.

Antes mesmo de construírem os alicerces do templo, os israelitas levantaram as colunas do altar do Deus de Israel para oferecer-lhe holocaustos pela liberdade, e faziam isso pela manhã e à tarde. Mas estavam sempre vigilantes, com medo dos inimigos de outras terras, porque ainda não haviam reconstruído os muros de Jerusalém. Estavam vulneráveis à ação do inimigo.

Nós cristãos/ãs estamos em constante batalha, e quando nos colocamos no altar do Senhor precisamos reconstruir os muros de nossa vida para impedir a ação do inimigo em nossas ações, palavras e atitudes, que nos fazem perder a liberdade que Cristo conquistou por nós na cruz.
Momentos diários de oração, leitura e meditação da Palavra nos fazem ter uma intimidade maior com Deus e fortalecimento dos muros que o inimigo sempre tenta derrubar.
ESTEJAMOS ATENTOS!

Célia Maria da Silva
Secretária Correspondente da SS MM MM 1ª RE

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Vôo da Águia

Isaias: 40: 31

Na decisão de uma ave, encontramos um ensinamento para nós! A águia, a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver a 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão:


Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que terá que suportar.

Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então, mais 30 anos.

Em nossa vida, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, e outras tradições que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Pense nisso!

Deus abençoe!

Maria da Gloria Henriques
Secretária Distrital Auxiliar do Distrito de Nova Iguaçu

_______________________________________

PEDIDOS DE ORAÇÃO

AGRADECIMENTO
1. Jane Maria Rodrigues Gonçalves (SD do Catete) agradece a todos pelas intercessões pelo seu esposo


ENFERMOS
1. Guiomar Maia (sogra de Romeu Marçal) Nilópolis - internada no CTI
2. Ruth Leite Costa (mãe do Pr. Altair Costa) Eden - internada
3. Maria Isa (Presidente da Federação da 4a Região) enfermidade
4. Claudia Boechat (Macaé) Por uma decisão a ser tomada
5. Evane Vieira Ramos (secretária de atas da Federação 1a RE) cirurgia no tornozelo
6. Ana Lucia Xavier (D. Caxias) cirurgia dia 15/04
7. Angelica (Vila Izabel) enfermidade


LUTO
1. Cenira e filhas (tia da Fátima Regina S. dos Santos) Agente da Voz Missionária da 1a Região)

Preparando-Me para Encontrar com Deus

Êx. 19.1-15

Como Me Preparo Para Encontrar Com Deus?

- Preciso estar disposto(a) a obedecer
- Preciso ter sensibilidade para ouvir
- Preciso consagrar meu coração
- Preciso mostrar profundo respeito pela presença de Deus

Penso que é altamente significativo o fato de que para ocorrer o encontro no Sinai, não foi Moisés quem subiu, mas Deus quem desceu. Quando nos preparamos para o nosso encontro, cumprindo as exigências de Deus, Ele desce. Ele faz o contato. Deus se apraz intensamente quando seus filhos se preparam adequadamente para encontrar-se com Ele.

O SINAI hoje é minha casa e para me encontrar regularmente com Deus, preciso também:
De um lugar acessível - Lugar onde possa sentar-me e desfrutar de um período sem interrupções com o meu Senhor.

- Mesa
- Luz
- Bíblia
- Um caderno de anotações ou diário- Para lembrar o que Deus diz

Sei que já sabemos disso, mas por que deixamos de aplicar? Não é novidade e nosso problema não está em achar algo novo, mas em não praticar a verdade conhecida. Todos precisamos ser lembrados, porque o encontro regular com Deus terá um importante impacto em nossa vida.

Que Ele faça a sua obra em nós! Lembrando que podemos tornar-nos homens e mulheres de Deus muito mais fortes se mantivermos apenas o compromisso de nos encontrarmos com Ele.

Pode ser num pico de montanha, num armário ou no banheiro fechado com um aviso" Não perturbe" na porta. Deus não se incomoda com o lugar que você escolher. Tudo o que Ele quer é você!

TE ENCONTRO LÁ, NA SALA DA ADORAÇÃO, TODAS AS QUARTAS FEIRAS!

Amo vocês!

Marilda Lima Gonçalves de Freitas
SD do Distrito de Volta Redonda