Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres

Rio de Janeiro







ACONTECEU

terça-feira, 27 de abril de 2010

MERGULHANDO NO RIO

PARA REFLEXÃO: 2 Reis 5:13-1

...“ Lava-te e ficarás limpo “

Quando Naamã, leproso, pára na porta da casa de Eliseu, aconteceu tudo diferente do que Naamã imaginava que fosse acontecer. Ele imaginou que Eliseu “se colocaria de pé, invocaria o nome do seu Deus , passaria sua mão sobre as feridas e ele ficaria curado”. Mas Eliseu nem apareceu. Ele mandou que Geazi, seu servo, desse o seguinte recado a Naamã: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão e sua carne ficará limpa“. Naamã voltou-se com grande indignação, mas seus oficiais o convenceram a mergulhar.

Quando meditava neste texto, veio à minha mente a imagem de um riacho que existe próximo ao lugar onde moro. As águas são turvas e muito poluídas, como todos os riachos e rios da capital do Rio de Janeiro e região metropolitana. Pensei na coragem que Naamã, grande homem, conceituado, herói de guerra precisou ter para mergulhar no rio Jordão, porque era um rio que comparado aos rios de Damasco, era um rio inferior.

Na recusa de mergulhar e no convencer de seus oficiais, Naamã é confrontado por Deus em seu pecado: orgulho e arrogância. Imaginemos Naamã tomando a decisão de mergulhar na frente de seus comandados. Será que ele pensou que depois daquele ocorrido ele nunca mais teria moral para comandar o exército do rei da Síria? Será que não passou pela sua cabeça que ele preferiria morrer leproso a passar por tão grande humilhação? Quando Naamã se humilhou e mergulhou sete vezes no rio Jordão, ele recebeu a recompensa.

Deus está marcando um encontro conosco no rio Jordão. Ele quer que nós desçamos primeiro para que Ele possa nos exaltar como quer. Deus quer tirar de nossas vidas a lepra do “ EU “. Para nos humilharmos precisamos de coragem.


Célia Maria da Silva
Secretária Correspondente da SS MM MM 1ª RE

Um comentário: