Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres

Rio de Janeiro







ACONTECEU

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ESTAMOS PREPARADOS PARA O DIA SEGUINTE?

PARA REFLEXÃO

Lc. 12:31

Ao pensar em meu dia a dia observei que costumo planejá-lo quando termina minha  jornada de trabalho. Deixo sempre minha mesa limpa e os papéis organizados na ordem de execução do serviço para o dia seguinte. Retiro todo o resíduo de borracha e passo sempre um pano na mesa.

Quando chego em casa já temperei a carne no dia anterior e deixei o legume cortado. Planejo cozinhar o feijão e colocar a roupa de molho para no dia seguinte completar a lavagem. Parece louco, mas talvez você faça o mesmo.

A experiência do dia a dia de minha vida secular me leva ao compromisso de ter que planejar, também, um momento para estar com Deus.

Se isso não acontecer o dia acaba e Deus fica para outra ocasião,quando o tempo sobrar. É algo tão automático e certo em nossa mente que ocupa toda a nossa atenção e muitas das vezes nos esquecemos de nos planejarmos para encontrar com Deus.

Esse encontro deve fazer parte do nosso dia a dia. Ele é alimento espiritual necessário para estarmos fortes em momentos de crise ou não.

Você tem planejado esse momento? Como você tem se preparado? Pense nisso e planeje este grande encontro. Sabe como? Organize sua vida espiritual, hoje.

Simone Barreto Pereira
Secretária Distrital de Duque de Caxias

BOLSINHAS DE LIXO


PARA REFLEXÃO

Sl. 51:10

“Cria em mim ó Deus um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável”

O caminhão da limpeza urbana passa em meu bairro três vezes na semana. Como em todo lugar, a orientação que se recebe é que se junte o lixo e que no dia da coleta, seja colocado em lugar onde lixeiro possa recolher.

Às vezes acontece um fato em meu bairro que chama minha atenção. Pessoas que não têm paciência para esperar o dia em que o caminhão passa colocam os sacos de lixo (geralmente aquelas bolsas de supermercado) em frente a uma escola próxima de onde moro.

Não sei a causa, mas o lixo naquele lugar específico não é recolhido nos dias de coleta, e o que acontece? Ele acumula e o local fica feio, mal cheiroso, onde não temos prazer em passar ou ficar.

Quero chamar a atenção que “as bolsas de lixo” não são colocadas de uma vez, elas são colocadas aos poucos e no final são transformadas em “lixão“.

Nosso coração às vezes é um espaço onde as “bolsinhas de lixo” são colocadas aos poucos, sem que percebamos e quando nos damos conta temos um lixão em nosso interior. Essas bolsas são representadas por mágoas, ressentimentos, ódio, dúvida, orgulho, contenda, falta de perdão, que tiram nossa paz, nossa alegria, esfriam nossa fé, e nos afastam de Deus.

O lixo foi colocado no lugar errado e não pode ficar em nosso coração, mas precisa ser tirado pelo lixeiro que nos sonda e conhece, que não passa em dias alternados, mas passa a todo tempo, disponível, para nos ouvir e fazer a limpeza que precisa ser feita. O Espírito Santo precisa do espaço que o lixo acumulado ocupa. Vamos chamar o lixeiro?

Celia Maria da Silva
Secretária correspondente

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE

Participei de uma tarde alegre em um sítio onde o líder dava oportunidade para que todos caminhassem pelo  mesmo e procurassem algo que chamasse atenção e levassem até ao espaço da reunião. Quando retornamos, tínhamos que apresentar o que coletamos e dizer o que despertou nossa atenção.


Ao caminhar pelo sítio, achei algo que nunca vira antes: um galho cortado como se fosse para fogueira, sem estar plantado, mas brotando. A evidência é que ele não tinha sido colocado ali há poucos dias, pois já havia sido exposto à chuva e ao sol.

Talvez aquela árvore tenha dado frutos, sombra, acolhido animais, e que dela tenha saído sons dos passarinhos, mas foi cortada e agora aquele broto estava crescendo, representando um recomeço.
Se a base da árvore foi cortada, como poderia ela se renovar se não possuía raízes para receber nutrientes necessários à vida? Lembrei-me do texto de Jó 14:7... “porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos “ .

No Salmo 1, a Palavra nos compara com uma árvore, e o fato me fez pensar que muitas vezes nos sentimos como árvore cortada, sem vigor, sem forças para prosseguir, mas ao cheiro das águas brotamos e damos fruto como planta nova (14:9).

Que água é essa? São as promessas do Pai através da Sua Palavra que nos leva a sentir a presença do Espírito Santo nos impulsionando. Precisamos acreditar que Deus nos quer como uma planta viçosa que não teme o lenhador ( inimigo) e crer que mesmo que ele invista contra nós, a água que vem do trono de Deus nos revigorará.

Celia Maria da Silva
Secretária correspondente

VENTO CONTRÁRIO

PARA REFLEXÃO
Atos 27:4-7

Às vezes os ventos são contrários. Nada dá certo! Nada funciona! Não saímos do lugar. A viagem de Paulo estava assim: Dois anos e meio preso e a vida andando em círculos.

Finalmente, porém, tudo pareceu resolver-se; ele conseguiu embarcar para Roma. Porémos ventos contrários voltaram e a viagem tornou-se mais uma provação.

O que fazer quando tudo conspira contra nós? Quando todo o nosso esforço não dá em nada? Quando o céu está blindado, Deus parece calar-se e nosso barco é açoitado pelas ondas da vida?

CRISES NOS OBRIGAM A REVER PRIORIDADES. Foi o que Paulo e seus companheiros fizeram. Açoitados severamente pela tempestade, já aliviavam o navio:

DECIDEM JOGAR FORA SEUS PERTENCES. A crise mostra o que é importante e o que não é. Quando o barco da vida entrar em um temporal é hora de revisão: de jogar ao mar o que não tem valor.

AGARRAR-SE AQUILO QUE REALMENTE IMPORTA. Os ventos contrários estavam soprando...

Ele chegaria a Roma para testemunhar de Cristo a César. Paulo permaneceu sereno, porque sabia que Deus cumpre Suas promessas.

Quando os ventos contrários soprarem, não nos deixando avançar, agarremo-nos às promessas de Deus...elas são infalíveis! Deus não nos promete poupar-nos do sofrer, mas no sofrer Ele está presente.

Não nos tira da tempestade, mas passa conosco... e nos dá vitória! Não nos dá pernas ágeis para correr, mas ombros largos para suportar o peso da cruz.

Estamos nas mãos de Deus!! Toda crise obedece a um propósito no Seu plano eterno.

Problemas são oportunidades? Sim, quando Deus está no controle. Está dentro do que Deus quer?

Então pode contar com o sobrenatural de Deus: O milagre!

Marilda Lima Gonçalves de Freitas
Secretária Distrital de Volta Redonda

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ORAR SEM CESSAR

PARA REFLEXÃO

l Timóteo 2: 1 a 3

Outro dia ouvi uma mensagem em minha Igreja baseada neste texto de l Timóteo e declaro aqui que me falou fundo ao coração.Estamos vivendo um período de campanhas eleitorais, quando homens e mulheres disputam acirradamente os votos do povo.

Confesso que não gosto da forma como esse processo acontece e principalmente nesta época, em que estamos vivendo ou presenciando uma enxurrada de falcatruas, desonestidades, abuso de poder e tudo mais que acredito seja do conhecimento de todos(as) vocês.

Pois bem, tenho andado tão desanimada que cheguei a comentar em minha casa, que estava com vontade de não votar ou de anular o meu voto, porém, sei que esta atitude não é correta, principalmente por seu eu uma mulher cristã.

Porém, depois da mensagem a qual me referi, resolvi mudar de atitude porque um dos comentários feitos pelo pregador foi de que o político é o que nós fazemos dele, e é uma grande verdade, porque se o político faz o que faz é porque permitimos de alguma forma, olhando ou procurando os nossos interesses e não o que seria bom para a comunidade e para o país.

Confesso também que não tenho o hábito de orar sempre pelas autoridades do meu país e de minha cidade, mas cheguei à conclusão depois de ouvir a mensagem, que esta é a única atitude que devo ou devemos ter na atual conjuntura.

Nada mais importante do que interceder por todos eles, os honestos e os desonestos, porque apesar de se falar só em político corrupto, sabemos que muitos deles são honestos e não podemos generalizar.

Orar, orar e orar é o que devemos fazer incessantemente por todos eles e pedir a orientação de Deus que sabe de todas as coisas para que nos oriente de modo que possamos colocar nas urnas o nosso voto consciente e cheio de esperança, porque não podemos desanimar e achar que tudo está perdido, porque não está.

Vamos lutar sim por um mundo melhor, mas antes de tudo devemos orar por todos eles (políticos e políticas) de nosso país.

Proponho a todos(as) vocês meus irmãos e irmãs desta caminhada cristã, que nos unamos em oração sem cessar neste período de eleição para que possamos sonhar com um país mais justo e igualitário.

“o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade,” l Timóteo 2: 4

Com muito carinho compartilho esta palavra com todos/as vocês.

Leila de Jesus Barbosa
Vice Presidente da Confederação