Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres

Rio de Janeiro







ACONTECEU

segunda-feira, 28 de junho de 2010

QUANDO DEUS DIZ NÃO!

2 Sm 7:1-18


Pensamos no amor como algo bom que se dá e se recebe. Mas algumas vezes o amor é usado para remover algo que não seria para o nosso bem.

O rei Davi aprendeu como era difícil ouvir de Deus um “não”. Era um propósito nobre e uma grande decisão, mas não era plano de Deus para ele.

Deus chamou Davi para ser rei, deu-lhe dons e o escolheu para guiar seu povo, mas não para construir um templo. Davi era um soldado e um guerreiro, mas não um construtor.

Não se trata de estar ou não errado, mas de aceitar o "não" de Deus e viver com o mistério da sua vontade.

Quando Deus diz "não" não se trata necessariamente de disciplina ou rejeição. Pode ser simplesmente redireção. Cada decisão nossa precisa ser examinada dia a dia... Senhor, esse arranjo é Teu? Este plano é Teu? Se não for, torne-me sensível a ele. Quem sabe Tu estás redirecionando a minha vida?

Uma coisa difícil de suportar é saber que Deus vai servir-se de outra pessoa para cumprir algo que você julgou ser o seu objetivo. Foi isso que Davi teve de ouvir: "Não vai ser você, Davi... será seu filho Salomão" Qual foi a resposta de Davi? Foi belíssima: ...e entrou o rei Davi na casa do Senhor e ficou perante Ele...(2 Sm 7.18)

Para alguns, ele diz "sim". Para outros "não". Em qualquer dos casos, a resposta é a melhor. Por que? Porque as respostas de Deus, embora surpreendentes, nunca são erradas.

Deus não chama todos para construírem um templo, mas chama todos para serem fiéis e obedientes.

Marilda Lima Gonçalves de Freitas
Secretária Distrital de Volta Redonda

Ele Vive



O que tenho feito com essa liberdade?

EDIFICAI

Ageu 1


Ageu é um profeta do pós-exílio que exortou o povo de Jerusalém, que retornara da Babilônia, a reconstruir o Templo do Senhor saqueado pelos babilônios setenta anos antes. Era necessário recomeçar a adoração, as festas religiosas e sacrifícios ao Senhor.

O templo simbolizava a presença do Senhor no meio do seu povo, estimulando a seguir os mandamentos, inspirar a verdadeira adoração do Senhor fazendo recordar a todos a aliança de Deus com Israel.

O problema é que o povo estava mais focado em reerguer suas próprias casas do que o próprio templo. Deus mostra as dificuldades pelas quais o povo passa:

Tem semeado muito e colhido pouco; come mas continua com fome; bebe mas continua com sede; se agasalha mas continua com frio; recebe salário, mas não tem dinheiro.

A partir dai, Deus indica ao povo o que deveria fazer para voltar a usufruir da Sua bênçâo: “suba o monte , traga madeira, construa o templo para que eu me alegre nele e seja glorificado” .

Deus repreende o povo dizendo que eles esperavam muito , mas veio pouco. “ Eu dissipei com um sopro o que vocês trouxeram para casa. Eu fiz isso por causa do meu Templo que ainda está destruído, enquanto cada um se preocupa com sua própria casa. Por isso o céu reteve seu orvalho e a terra deixou de dar seu fruto.

Nos campos e nos montes provoquei uma seca que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado.

Eu estou com vocês, declara o SENHOR. Desta forma o governador foi encorajado a construir o Templo do Senhor com todo o restante do povo.

Muita gente passa toda a sua vida pensando unicamente em si mesmo, sem se dispor a fazer nada ou quase nada para Deus.

Trabalham somente pelo seu conforto e fazem tudo para estarem em tranqüilidade, mas não conseguem se dispor para servir a Deus.

Muitas vezes não entendemos que enquanto corremos atrás de nossas próprias coisas, o Senhor está esperando algo diferente de nós.

Em 1 Co 3:16 é declarado que “Não sabeis que sois santuário de Deus “ ...?

Somos o templo do Espírito Santo que não pode estar em ruínas. Deus quer ser servido e adorado através de nossas vidas; vida de busca, obediência e reconhecimento do que Deus tem feito por nós.

O texto nos estimula hoje a buscar o Senhor e usufruir a Sua bênção: “ Subir o monte , trazer madeira e reconstruir o Templo “. O SUBIR O MONTE é a busca através da Palavra, da oração e do jejum; A MADEIRA é a força do Espírito Santo em nós. Como conseqüência temos a reconstrução do templo e quando nos tornamos servos, que é o que Deus espera de nós.

Que não deixemos o templo do Senhor arruinado, mas que possamos reconstruí-lo a cada dia.

A palavra de ordem é: EDIFICAI, EU ESTOU COM VOCÊ!

Célia Maria da Silva
Secretaria Correspondente

Verdade: Buscai e Achareis

Como acho a verdade? Muitos falsos profetas têm saído pelo mundo a fora” (1Jo. 4. 1-2). As pessoas não devem estar cegas à existência do erro entre nós , mas devem procurar a verdade. Jesus disse: “a verdade vos libertará” (Jo. 8. 32). A verdade é o único antídoto para o erro. Vejamos algumas considerações básicas que são essenciais para quem busca a verdade:

1. A batalha inicial é com sua vontade própria. Se você realmente quer a verdade, você pode achá-la (Jo. 7. 17). O desejo do Espírito Santo é que “não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Ef. 5. 17). Então você está pronto para começar a busca? Um “coração bom e honesto" é a primeira coisa que precisa.

2. Você deve ter uma atitude boa e respeitável em relação à verdade. È preciso amar a verdade e acreditar nela para evitar a condenação de Deus ( 2 Ts. 2. 10-12).

3. Tenha certeza de que sua fonte da informação é de confiança. A palavra revelada de Deus é a única fonte infalível da verdade religiosa. Os escritores da Bíblia foram inspirados por Deus. As Escrituras são dadas por Deus, são perfeitas e toda-suficiente como um guia para o homem em sua busca pelo perdão e na esperança da vida eterna (2 Tm. 3. 16-17).

4. Reconheça que não se encontra dentro de seu poder mudar aquilo que a palavra de Deus ensina. Seja satisfeito com o que você encontra na Bíblia. Mas, o autor da Bíblia é Deus. O Espírito Santo simplesmente revelou à humanidade a vida das pessoas que andavam com Deus. A Bíblia por si só torna conhecida a vontade de Deus.

5. Não permita que qualquer um atrapalhe sua obediência à verdade. Uma vida é valiosa demais. O evangelho de Cristo é o poder de Deus para salvar (Rm. 1. 16-17). Sua preocupação deve ser: “O que Cristo me ensina a fazer para remissão dos pecados?” Leia (Mc. 16.15-16; At. 2.38; Rm. 10.10; At. 22.16; Rm. 6.3-4). As exigências simples de Jesus são fé, arrependimento, confissão e batismo para aa remissão dos pecados.

Acredite na verdade, obedeça-a para ter sua vida transformada (1 Pe. 1. 22).

Buscar primeiro o reino de Deus e sua Justiça as demais coisas vos serão acrescentadas. A verdade vos libertará.

Revda. Giselma de Souza Almeida Matos
Assessora Episcopal da Federação das SS MM MM - 1a RE

DE QUEM É A GUERRA?

PARA REFLEXÃO:


2 Cr 20: 1-24

Josafá foi um rei que procurou andar nos caminhos do Senhor. Deus confirmou o reino de Judá em suas mãos e, com ousadia, não procurou os balains e ainda tirou os altos e os postes ídolos de cidade.

Moabitas e amonitas vieram lutar contra Judá e pessoas vieram até Josafá e disseram: “Grande multidão vem contra ti”. Josafá teve medo e buscou o Senhor, pedindo socorro junto com todo o povo. Na oração reconheceram que “em Deus há forca e poder e não há quem o possa resistir”.

Reconheciam todo o livramento que Deus fizera a eles até aquele momento. A resposta do Senhor vem através do profeta dizendo: Não temais nem vos assusteis por causa dessa grande multidão, pois a peleja não e vossa, mas é de Deus.

No encontro não tereis de pelejar, tomai posição, ficai parados e vereis o salvamento que o Senhor vos dará,… o Senhor é convosco. De acordo com o texto bíblico os inimigos destruíram-se uns aos outros. Josafá e seu povo não precisaram entrar na batalha.

Diariamente grande multidão vem contra nós. Com nossos olhos carnais vemos pessoas como inimigas que nos atacam para nos destruir. Porém, a Palavra diz que nossa guerra não e contra a carne e o sangue, mas contra as potestades no reino espiritual.

Essa batalha é diferente do reino físico porque não vemos o inimigo com olhos carnais, e para vencê-la precisamos ouvir a voz de comando de Deus através da leitura da Palavra e da oração diárias.

Mas, como ouvir se a correria do dia a dia não nos permite parar para meditar e orar nos impedindo assim de saber o que Deus quer que façamos ou para onde teremos que ir?

Muitas das vezes deparamos com batalhas onde não precisamos lutar, só confiar como Josafá, mas quando não ouvimos o “tomai posição e ficai parados” entramos na batalha, o que poderia ser evitado se ouvíssemos Sua voz.

Sem necessidade lutamos muito, ficamos como que derrotados, porém oramos a Deus e Ele com Sua infinita misericórdia, vem e nos livra do inimigo.

A vitória de Josafá foi decorrente da intimidade e obediência à voz de comando de Deus.

Como temos vivido: Debaixo da benção ou da misericórdia de Deus? Temos ouvido a voz de comando do Senhor?

Célia Maria da Silva
Secretária Correspondente da 1ª R

FOGUEIRA EM MEIO A ESCURIDÃO

PARA REFLEXÃO:

Colossenses 1: 3-6

Na caminhada como Confederação, Deus tem esclarecido minha mente, nas oportunidades que Ele dá de poder ver e sentir

dentro e fora do país, que apesar da distância, da cultura, costumes, somos iguais nas necessidades, nas limitações, ansiedades e principalmente no desejo de fazer o melhor possível dentro desse processo de acolhimento à todas(os).

No último evento que participei, a pastora que estava à frente do estudo, conta uma experiência vivida por ela e os irmãos que cuidavam das crianças da nação Cherookee, a qual ela também fazia parte, prendeu minha atenção ao narrar que uma dessas crianças chamada Kim entrou na floresta e já estava escurecendo e nada de encontrá-la, então formaram uma equipe de busca, fizeram uma fogueira bem alta para que todos pudessem ver o clarão e não se perdessem também e quem sabe a própria Kim veria o clarão.

Quero lembrar que uma floresta à noite é de grande escuridão, e a preocupação de todos era de que, como estaria a menina. Depois de todos os preparativos para a busca, cada um entrou na floresta com suas lanternas que logo, logo se apagaram. A pastora confessou que , quando estava ali sem a luz da lanterna, ouvia todos os ruídos sem, no entanto, identificá-los e ao olhar para cima conseguiu ver o clarão e seguiu na direção dele até achar a saída.

Quanto a Kim, nada aconteceu com ela, pois foi andando e saiu da floresta encontrando um casal que morava por perto que a acolheu e depois levou-a ao acampamento em que vivia, acabando assim a tensão de todos.

Fica a pergunta: Como está a fogueira dentro de nós, temos alimentado para que o clarão seja visto dando a direção certa para a vida daqueles que estão na escuridão, ou temos nos acomodado e esquecendo de alimentar deixando o fogo se extinguir?

Colossenses 1: 3-6, nos fala de fé, esperança e amor em ação, portanto mãos à obra, pois temos muito o que fazer, não podemos nos calar diante de tantas coisas erradas, afinal, Deus conta com todas nós, pois somos instrumentos vivos em suas mãos e por isso precisamos fazer a diferença irradiando a luz de Cristo por onde passarmos.
Deus nos abençoe!

Sonia do Nascimento Palmeira
Presidente da Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres

A DOR DOS BONS HÁBITOS

PARA REFLEXÃO:


1 Corintios 9:25

“E toda aquele que luta de tudo se abstém; eles os fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.”

Já fazem quase quatro anos que eu tento incluir exercício físico na minha rotina diária. A última tentativa foi semana passada.

Toda vez que eu paro de exercitar e recomeço, sinto uma dor muito forte nos meus músculos. De acordo com algumas pesquisas que achei sobre dores musculares depois de exercícios físicos, (principalmente depois da ausência do mesmo), essas dores fazem parte do processo inicial do rejuvenescimento e fortalecimento dos músculos.

Isso me fez lembrar do processo que passamos para o nosso crescimento espiritual.

O apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios usou a metáfora do(a) atleta para explicar que o(a) atleta faz muitos sacrifícios para conquistar a coroa (em nossos termos culturais, a medalha). Certamente, no início da carreira do(a) atleta, houveram muitas dores musculares, falta de ar, e cansaço. A saber, um(a) jogador(a) de futebol, em uma hora de atividade, gasta em média 660 calorias. Isso que dizer que ele(a) dever ter uma dieta bastante controlada para continuar saudável.

Nossa vida espiritual não é diferente. Deus está sempre nos desafiando a conquistar e manter bons hábitos e uma saúde espiritual saudável para conquistarmos a coroa espiritual que é incorruptível, digna e virtuosa.

Leitura bíblica diária, oração e jejum , uma visita a um(a) amigo(a) distante, participação ativa em ministérios, voluntariado, amor, solidariedade ao necessitado... tudo isso são bons hábitos.

Muitas vezes paramos esses bons hábitos e para recomeçar “as dores” ou os desafios vêem: falta de tempo, falta de ânimo, problemas em casa, sentimento culposo, enfermidade física, etc. Mas precisamos, como o(a) atleta, fitar nossos olhos na coroa, mesmo no meio das dores espirituais. A recompensa é incomparável.

Quais são as reações adversas que aparecem quando você tenta conquistar bons hábitos? Confie no Senhor, pois Ele te sustentará.

Dr. ª Juliana Maria da Silva Trammel

Igreja Metodista Grace
Savannah, Geórgia (USA)