Ageu 1
Ageu é um profeta do pós-exílio que exortou o povo de Jerusalém, que retornara da Babilônia, a reconstruir o Templo do Senhor saqueado pelos babilônios setenta anos antes. Era necessário recomeçar a adoração, as festas religiosas e sacrifícios ao Senhor.
O templo simbolizava a presença do Senhor no meio do seu povo, estimulando a seguir os mandamentos, inspirar a verdadeira adoração do Senhor fazendo recordar a todos a aliança de Deus com Israel.
O problema é que o povo estava mais focado em reerguer suas próprias casas do que o próprio templo. Deus mostra as dificuldades pelas quais o povo passa:
Tem semeado muito e colhido pouco; come mas continua com fome; bebe mas continua com sede; se agasalha mas continua com frio; recebe salário, mas não tem dinheiro.
A partir dai, Deus indica ao povo o que deveria fazer para voltar a usufruir da Sua bênçâo: “suba o monte , traga madeira, construa o templo para que eu me alegre nele e seja glorificado” .
Deus repreende o povo dizendo que eles esperavam muito , mas veio pouco. “ Eu dissipei com um sopro o que vocês trouxeram para casa. Eu fiz isso por causa do meu Templo que ainda está destruído, enquanto cada um se preocupa com sua própria casa. Por isso o céu reteve seu orvalho e a terra deixou de dar seu fruto.
Nos campos e nos montes provoquei uma seca que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado.
Eu estou com vocês, declara o SENHOR. Desta forma o governador foi encorajado a construir o Templo do Senhor com todo o restante do povo.
Muita gente passa toda a sua vida pensando unicamente em si mesmo, sem se dispor a fazer nada ou quase nada para Deus.
Trabalham somente pelo seu conforto e fazem tudo para estarem em tranqüilidade, mas não conseguem se dispor para servir a Deus.
Muitas vezes não entendemos que enquanto corremos atrás de nossas próprias coisas, o Senhor está esperando algo diferente de nós.
Em 1 Co 3:16 é declarado que “Não sabeis que sois santuário de Deus “ ...?
Somos o templo do Espírito Santo que não pode estar em ruínas. Deus quer ser servido e adorado através de nossas vidas; vida de busca, obediência e reconhecimento do que Deus tem feito por nós.
O texto nos estimula hoje a buscar o Senhor e usufruir a Sua bênção: “ Subir o monte , trazer madeira e reconstruir o Templo “. O SUBIR O MONTE é a busca através da Palavra, da oração e do jejum; A MADEIRA é a força do Espírito Santo em nós. Como conseqüência temos a reconstrução do templo e quando nos tornamos servos, que é o que Deus espera de nós.
Que não deixemos o templo do Senhor arruinado, mas que possamos reconstruí-lo a cada dia.
A palavra de ordem é: EDIFICAI, EU ESTOU COM VOCÊ!
Célia Maria da Silva
Secretaria Correspondente
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário