PARA REFLEXÃO
Ex. 34:11-14
Com muita freqüência temos ouvido falar em invasores de terra, de prédios públicos abandonados, de casas desabitadas e da dificuldade que o proprietário tem em tirar os invasores do local invadido.
Com o povo de Israel não foi diferente. Deus prometeu a Abraão e à sua descendência, uma terra que manava leite e mel, apesar do deserto que circundava Canaã, e cumpriu sua Palavra. Porém, por força da seca, Jacó e seus filhos tiveram que ir para o Egito e lá foram escravizados por quatrocentos e trinta anos.
Quando saíram do Egito em direção a terra que lhes pertencia, mesmo com toda a rebeldia do povo, Deus faz uma aliança com os israelitas: Que Ele expulsaria os invasores da terra, mas, em contra partida eles não deveriam fazer aliança com eles porque seria cilada, não deveriam adorar seus deuses, mas sim destruí-los (Ex. 34: 11-14).
Em Jericó, maior cidade de Canaã, com a liderança de Josué, derrubaram os muros e invadiram a cidade. Mas ainda havia outras cidades que faziam parte da terra prometida para serem conquistadas.
A terra foi dividida entre as tribos e eles precisavam expulsar os invasores. Com a morte de Josué já não possuíam um líder e oraram ao Senhor perguntando: - “Quem dentre nós subirá primeiro para pelejar contra os outros invasores?“ E Deus responde: - “Eis que nas suas mãos entreguei a terra. Pelejem! (Jz 1: 1-2).
Cada tribo teria que lutar para conquistar seu espaço. Algumas tribos conseguem expulsar os invasores; outras quebram a aliança com Deus preferindo aliançar-se com os invasores perdendo assim o ganho total da herança. E Deus os repreende dizendo: - ...”Eu os trouxe à terra que, sob juramento havia prometido a vossos pais. Eu disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco(Jz 2: 1).”
E a história continua... Nós somos herdeiros da promessa feita a Abraão e agora, espiritualmente falando, a terra prometida é a nossa vida, onde Deus continua aliançado, mas muitas das vezes observamos invasores que não conseguimos expulsar e nos aliançamos com eles, e tais não permitem que tomemos posse total da herança : uma vida abundante. Precisamos detectar os invasores e ir à luta.
Eles podem estar em nossos pensamentos, palavras ou ações. Deus nos ajudará a expulsá-los.
Célia Maria da Silva
Secretária Correspondente
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário