Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres

Rio de Janeiro







ACONTECEU

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

VOCÊ ESTÁ COM SEDE?

Para reflexão

João 4:5-18

Estamos no verão e somos orientados por especialistas na área da saúde a beber  bastante água para que nosso organismo hidrate e não venhamos a sofrer enfermidades como conseqüência da desidratação.

Temos sede constantemente e sempre procuramos beber água limpa e fresca. Necessitamos desta prática para continuarmos saudáveis.

No texto de João observamos que Jesus sentou-se cansado e sedento junto ao poço em Sicar, por volta do meio dia, quando o sol é muito quente.Ele não tinha como pegar água no poço porque era muito fundo.

Quando a mulher samaritana chega para buscar água e Jesus pede-lhe água, podemos imaginar o rosto espantado que ela olhou para Ele. A mulher era samaritana e Ele judeu, povos que não se falavam fazia quatrocentos anos, e fora isso, ela era uma mulher. Neste momento Jesus quebrou preconceitos e continuou conversando com a ela.

Ele continua o diálogo e lhe oferece a água que ela beberia e nunca mais teria sede: A Água Viva, que era Ele. Ela não entende a afirmação, mas pede para beber dessa água para nunca mais ter que voltar ao poço.

Jesus afirma que Ele não estava oferecendo uma água comum, mas “aquele que beber da água que Eu der nunca mais terá sede; pelo contrário, esta água será nele (a) uma fonte a jorrar para a vida eterna”. Ela pede para beber dessa água.

Jesus manda que ela chame seu marido e volte ao poço. Ela confessa o que Ele já sabia. O marido que ela tinha não era seu. Talvez fosse esse o fato que a fazia ir a um poço tão longe da cidade e num horário tão ruim.

Dessa forma ela podia fugir dos que a esus conhecia seu sofrimento e não a julgou, mas ofereceu-lhe ajuda. A água que Ele estava oferecendo não mataria a sede física, mas a sede espiritual, afetiva e emocional dela.

Sua área afetiva e emocional deveriam estar comprometidas; ela era julgada, vivia solitária e devia ser uma mulher infeliz.

Jesus conhece o que nos dá sede. Em várias áreas de nossa vida muitas vezes temos sede e percorremos distâncias procurando o poço com a água que pode nos satisfazer, quando a água está ao nosso lado.

Na narrativa da Mulher Samaritana vemos a Água Viva saciando a sede afetiva, emocional e espiritual da mulher. Quando ela descobre o “Eu o Sou “corre para a cidade e chama os homens para verem Jesus. Sinal que ela já estava liberta, curada e se tornado uma missionária, porque os homens a atenderam vieram ter com Jesus.

“Jesus é a água viva e todo aquele que bebe dela jamais terá sede.”A falta desta água torna o homem vulnerável às suas vontades e assim, busca suprir sua sede no que lhe é oferecido no primeiro momento.

A maioria do sofrimento humano está relacionada à falta desta água viva, pois, sem Jesus como alimento o homem torna-se vulnerável às suas vontades.

A sede aumenta quando nos afastamos de Jesus e bebemos qualquer água que nos é oferecida. Se esta água estiver contaminada, podemos contrair doenças emocionais, físicas, afetivas e espirituais. (Adaptado)

Celia Maria da Silva
Secretária Correspondente da Primeira Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário